Miguel, ao andar na rua, parecia um adolescente qualquer... No auge dos seus 16 anos, ele usava, assim como outros garotos, roupinhas “surf” da moda, cabelo arrepiado, um belo tênis de marca e carregava muitas espinhas no seu rosto. Contudo, Miguel não era um adolescente qualquer! Ele era nada mais, nada menos que o maior herdeiro da cidade de Porto Alegre. Sua família, os Alcântaras, era a família de maior tradição da cidade e que mais acumulava riquezas. Ele nasceu em um berço de ouro...
Um dia voltando para casa, não se sabe o porquê, nosso jovem milionário estava pensativo e não parava de indagar-se sobre de onde veio todo o “Império” de sua família. Pelas histórias que sabia, seu pai ao nascer já era um homem rico e a família tradicional na sociedade. Seu pai somente tratou de cuidar o que já havia recebido e fez isso se multiplicar ao longo dos anos. Mas onde tudo isso começou?
Ao chegar em casa, Miguel não pensou duas vezes e correu em direção ao escritório do pai, o senhor Rudimar. Ao abrir a porta viu que seu pai já havia chegado e perguntou se eles podiam ter uma conversa. Rudimar, com um sinal positivo de cabeça, disse-lhe que sim. O filho então se aproximou e indagou o seu concentrado progenitor:
- Paizão, sei que o senhor é muito ocupado, mas queria saber como nós ficamos tão ricos, porque nossa família é tão tradicional?
O pai ficou surpreso com a pergunta, mas afrouxando a gravata, resolveu explicar para o jovem Miguel:
- Filhote, tudo que somos hoje e seremos amanhã devemos ao nosso passado. Os teus bisavós vieram da Europa sem nem ter onde cairem mortos. Com muito trabalho e coragem, foi na mão deles que tudo que temos começou a ser construído. Nossa empresa começou no pequeno estabelicimento de meu avô. Aos poucos o negócio começou a dar certo e ser conhecido. Quando nasceram teus avós, a tradição foi continuada e o negócio da família continuou se expandindo. Herdei um “Império” pronto, contudo me esforço todos os dias para que ele cresça e nossa família conquiste cada vez mais. E assim meu filho, você continuará nosso nome, assim como teus filhos, netos e bisnetos. Mas nunca podemos esquecer: tudo o que nós somos hoje devemos ao nosso ontem!!!
Miguel, até então pensativo, sorriu...
Hoje, irmãos Colorados, nós vivemos o ano do nosso Centenário! Chegamos aos 100 anos de existência sendo um dos maiores times do Brasil e do Mundo. O Internacional é na atualidade o único clube brasileiro com a Tríplice Coroa (Libertadores, Mundial, Recopa), além de possuir todos os títulos que um Sul-Americano possa almejar nos dias de hoje. Temos, atualmente, mais de 100 mil sócios, sendo o maior quadro social da América Latina e estamos entre os 10 maiores do Mundo...
Se nós somos hoje Campeões de Tudo e tão Grandiosos, não devemos apenas agradecer aos heróis da nossa atualidade e sim ao nosso passado, que nos permitiu chegar aonde chegamos.
Agradecer ao sonho de Henrique Poppe Leão, que quis um clube onde todos pudessem jogar, não importando raça, origem ou status social. Agradecer Dirceu Alves, o primeiro jogador negro a vestir nosso manto na década de 20. Agradecer Ildo Meneghetti, que nos deu de casa os Eucaliptos até chegarmos ao Gigante. Agradecer ao saudoso Rolo Compressor da década de 40, que sempre enaltecemos em nossos cantos: Ivo Wink, Alfeu, Nena, Assis, Ávila, Abigail, Tesourinha, Russinho, Vilalba, Rui e Carlitos. Quem nunca dormiu tendo seus sonhos embalados pelas histórias de nossos pais sobre estes homens??? Agradecer a todos, inclusive meu pai, que não mediram esforços para construir o nosso lar, o Beira Rio!
Agradecer aos craques da década de 70 que nos entregaram o Brasil e sempre estarão vivos nas nossas memórias. Como esquecer Manga, Figueroa, Falcão, Valdomiro, Caçapava, Carpegiani, Dário, Benitez, entre tantos outros desta década tão explendorosa??? Agradecer aos erros e esforços das décadas de 80 e 90, que nos fizeram repensar e crescer. Agradecer 2005 pelo roubo do título Brasileiro, o que só nos deu mais força e coragem para 2006 conquistarmos nossas maiores glórias! Agradecer aos heróis da América e do Mundo: Clemer, Ceará, Tinga, Jorge Wagner, Alex, Sóbis, Fernandão, Iarley, Gabiru e todos que fizeram parte desta página que escrevemos!!! Obrigada por nos darem sonhos e permitirem realizarmos todos ao lado de cada um de vocês, de cada jogador que vestiu esse vermelho e buscou forças em nosso grito na arquibancada.
E por último, e não menos importante, obrigada a nossas famílias, aos nossos avôs, avós, tios, tias, pais, irmãos, primos, enfim, todos que nos mostraram o quanto é grande o AMOR pelo Internacional. Queria agradecer pai e mãe por eu ter nascido de vocês e aprender dia após dia amar o Inter com o mesmo amor que vocês amaram. Obrigada por me ensinarem tudo que o S, o C e o I entrelaçados sobre um pano vermelho significa, por me darem tudo que preciso para continuar essa tradição... A nossa Tradição Colorada...
Enfim, obrigada AO NOSSO PASSADO!!! Foi nos sonhos de vocês e conquistas que chegamos ao que somos hoje... Graças a cada um de vocês, hoje somos VENCEDORES, hoje somos APAIXONADOS, hoje somos COLORADOS...
Muito linda a comparação. Alguns torcedores de hoje não conseguem entender o porquê do clube adversário, ou, até mesmo, do seu próprio clube figurarem como instuições tão importantes.
ResponderExcluirSem tirar nenhuma palavra do que dissestes. Apenas adiciono que sem uma gestão competente, todo o passado pode ser esquecido. Então palmas também para a administração atual do Inter, que, assim como a do São Paulo e do Cruzeiro, são exemplos nesse Brasil de corrupção.
Belo post.
Mais uma bela postagem, parabéns, aliás é clichê...
ResponderExcluirSeu talento como Cronista, é uma constatação, um fato que não pode ser contestado..
E como ser-humano, nem tenho palavras pra definir.
Obrigado por nos agraciar, com seus textos e sua presença.
Obrigado Marcela
Adriano Garcia
www.esquadraointerativo.com.br
Poxa Mar, a cada postagem você me surpreende mais !!!
ResponderExcluirSeus textos são muito bons, maravilhosos !!!
Você soube com muita inteligência fazer uma história e comparar com o time que você ama
Parabéns Mar !!
Eddy
www.esquadraointerativo.com.br
excelente maninha
ResponderExcluirpoucos falam nisso, mas na decada de 70 o inter tinha o melhor time do mundo
Quando estiver dando entrevista na tv nao esquece dos amigos neh hehe
amo vc maninha =***
Poxa, estou sem palavras para comentar esse MARAVILHOSO post.
ResponderExcluirMias é como eu sempre te falo Marcela, você tem um dom incrível, com esse jeito inovador de escrever, encanta a cada um dos leitores do Nação Gigante. PARABÉNS!!!
Não só os torcedores do Inrer, que tem que agradecer ao passado...todos os torcedores tem né? Temos que ter a consciencia (como você mesmo citou no post) que se não fosse pessoas do passado, os clubes não estariam aonde estão...
Muito obrigado Marcela, por nos privilegiarmos pelos excelentes textos, que eu tenho o maior prazer de ler.
Grande beijo do seu irmão.
André
lindo texto bela coparação!
ResponderExcluirpoderia escrever um livro marcelinha hehehehe
PELO NOSSO PASSADO adorei
parabéns marcelinha
bjos
Bom texto e boa comparação....
ResponderExcluirSó acrescentando o que o Blu disse, a administração do Atlético mg atual tb é muito boa......
Chega de presidente roubando dinheiro do galo....
Texto feito por um Muniz tinha que ser bom mesmo...rsrs
Abraço
Parabéns Marcelinha
ResponderExcluirFoi um grande prazer ter lido essas suas frases de ouro.
Cada texto que tu escreve. Parabéns
Continue com esse seu grande brilhantismo.
E dalhe Inteeeeer
Ao nosso passado, tudo se deve!
ResponderExcluirIncrivel Marcela ^^
Maarr *-*
ResponderExcluirShow de bola!!
Mais uma vez de AULA..
continue sempre com seu estilo, ele é encantador
bjao
Como eu sempre falo...
ResponderExcluirAcredite sempre em você!
Marcela.
ResponderExcluirBelo texto, nos leva aos tempos de crianças onde éramos incentivados pelos pais a sermos colorados.
Parabéns.
Paulo Taborda
Parabéns ao Inter e sua bela história...
ResponderExcluirColorados são muito ricos em termos de histórias e conquistas..
Parabéns, Marcelinha pelo ótimo texto
continue assim sempre...
Colorada,
ResponderExcluirMais uma vez vc caprichou no texto, fazendo brilhantemente a ponte entre a história (linda!) e o Inter... aliás, como vc consegue fazer isso com tanta facilidade hein??
Enfim, comentando o conteúdo, com certeza não só os colorados, mas os torcedores que são felizes em geral tem muito que agradecer aos seus pais, avós, tios e etc por torcerem por um time "indicado" por eles por causa de toda sua glória adquirida no passado.
Lembro-me bem de quando era pequeno e meu pai me colocou 4 camisas na cama para escolher o time que ia torcer: Flamengo uniforme 1, Flamengo uniforme 2, Camiseta Regata do Flamengo e uma camisa com a logo do Flamengo estampada, rs!! Obrigado meu pai!!!
E os Colorados, agradeçam também. É um grande time, grande e gloriosos. Imaginem se os seus pais fizessem vcs torcerem para o Juventude, por exemplo?
Peço mil desculpas pelo sumiço. Estou enrolado até os cabelos e a falta de tempo me manteve afastado durante todo esse tempo da blogosfera. Prometo passar aqui mais vezes, mesmo que não atualize lá o meu blog, ok?
Aproveito que já estou aqui e peço pra que vc visite também o Rio Futebol, se puder! Demorei, mas consegui atualizar novamente, rs!
Grande abraço,
Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com
Parabéns pelo belo texto, realmente uma verdadeira colorada apaixonada pelo Inter.
ResponderExcluirBjos
Minha cronista preferida!!!
ResponderExcluirBom, sobre o texto, não tem nem o que comentar... é incrível como sempre!!!
"Tudo o que nós somos hoje devemos ao nosso ontem!!!"
Amei a frase minha mais nova companheira de blog!!!! =)
E sobre as aulas, também preciso ter umas contigo rs =)
Beijos,
Jessica Corais
É isso aí,torcedores de alma se comportam desse jeito.
ResponderExcluirÉ sempre bom lembrar que o colorado foi vice-campeão brasileiro.
Valeu,e fique sempre à vontade para cornetar no FSC.
Parabens Marcelinha!!!
ResponderExcluirPelo belo texto e por sua paixão pelo Inter que realmente é de se admirar.
O Colorado é um dos maiores times do continente, sem dúvida, e possui uma história riquissima.
Abraços!
Muito lindo PARABÈNS vc sabe muito bem lidar com as palavras nota 1000 !!!!
ResponderExcluirMarcelo Gorga !
Parabéns pelo texto, muito bem escrito.Tem talento pra escrever contos!
ResponderExcluirParabens Marcelinha!!!
ResponderExcluirTexto muito bem escrito
Miinha maniinha tah di parabéns ^^
ResponderExcluirMais uma vez PARABENS!!
ResponderExcluirVc como sempre escreve coisas maravilhosas...
E sobre o inter então nossa vc tem sempre belas palavras...
Vc é alguém mto especial..
Fico feliz de fazer parte da torcida colorada e saber que somos representados por uma mulher admirável como vc..
Meus parabéns!!
Te adoro
Mais uma vez PARABENS!!
ResponderExcluirVc como sempre escreve coisas maravilhosas...
E sobre o inter então nossa vc tem sempre belas palavras...
Vc é alguém mto especial..
Fico feliz de fazer parte da torcida colorada e saber que somos representados por uma mulher admirável como vc..
Meus parabéns!!
Te adoro